Os 5 erros do e-mail marketing

O e-mail é uma ferramenta poderosa quando bem trabalhada. Ela pode ser direcionada, organizada e estruturada para ir de encontro ao público-alvo do cliente, expondo de maneira direta produtos e serviços que simplesmente seriam ignorados por outros métodos de marketing, pois como bem diz aquele ditado popular: “se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé”. Contudo, existem alguns erros clássicos do e-mail marketing que precisam ser conhecidos e evitados a qualquer custo.

  • Similaridade com spans.
  • Conteúdo não objetivo.
  • Simplicidade inadequada.
  • Exagero de caracteres.
  • Layout desagradável.

Interessou? Então continue lendo o artigo e conheça os 5 erros clássicos do e-mail marketing que precisam passar longe da sua estratégia de vendas.

Similaridade com spans

Certamente uma das coisas mais importantes no envio de e-mails em massa visando a divulgação de um serviço ou produto é torná-lo visivelmente sério, ou seja, que em hipótese alguma possa ser confundido com um span, pois se isso acontecer o cliente em potencial não dará nem a oportunidade de iniciar a leitura, todo o material irá para a cesta de lixo.

Por isso, é fundamental que o título do e-mail seja instigante, provocativo e ao mesmo tempo eficiente, demonstrando para qualquer um o real assunto daquele informativo, sem pegadinhas.

Conteúdo não objetivo

Outro erro frequente nos e-mails voltados para o marketing é o conteúdo obscuro, ou seja, de difícil entendimento, com linguajar extremamente técnico ou com informações que supõe muitos conhecimentos prévios.

É fundamental um conteúdo objetivo, que não canse o cliente e que o estimule a investir mais tempo na leitura. Por isso, ao redigir o texto do material o redator deverá ter em mente que é necessário explicar didaticamente aquilo que se quer passar;

Simplicidade inadequada

De fato a missão de compor um e-mail voltado para vendas não é das mais fáceis, pois ao mesmo tempo em que ele precisa ser objetivo, como já mencionamos acima, ele também não pode ser simples demais, pois dessa forma além de algum conteúdo importante ficar de fora, o material pode não passar a credibilidade necessária para que o cliente siga para os próximos estágios da venda.

Exagero de caracteres

Um dos erros mais comuns nesse tipo de marketing é o exagero do número de caracteres, ou seja, textos longos para explicar algo simples.

Em geral as pessoas não tem muito tempo ou mesmo paciência para investirem sua atenção em propagandas extensas, fazendo com que todo o trabalho gerado para a confecção do mesmo seja perdido. Por isso, é fundamental que o produtor do material tenha em mente um número de caracteres fixos, tendo por base o bom senso e o que já explicamos acima.

Layout desagradável

Por fim, completando a série dos 5 erros clássicos do e-mail marketing, temos o layout desagradável. Isso acontece com aquele material que não é pensado de forma responsiva e que sua combinação de imagens e cores não são adequadas, literalmente afugentando os possíveis clientes.

Sendo assim, é bom investir um tempo de forma a fazer uma composição harmoniosa entre texto e imagem com cores vibrantes e de fácil leitura.