Como usar um conversor digital na TV analógica?

Até o fim de 2018 o sinal de TV analógico deve ser desligado em todo o Brasil. É isso mesmo, o sinal digital veio para ficar! Diga adeus àquelas imagens tremidas e de baixa qualidade, ao som com ecos, chiados e ruídos. Convenhamos: não é nada agradável olhar para para a tela e se deparar com uma imagem duplicada, certo? E o sinal digital está aí para acabar com esse problema e oferecer imagens nítidas em alta definição.

Se uma TV digital novinha não pode entrar no seu orçamento no momento, você pode dar uma chance a um aparelho mágico chamado Set Top Box, mais conhecido como conversor digital. Com ele, você consegue assistir a todos os canais abertos na sua TV – mesmo quando o sinal analógico foi desligado de vez.

Para começar, dê uma olhada na parte posterior da sua TV. De costume, as de tubo possuem entradas comuns, compatíveis com o cabo RCA. As de LED, LCD e Plasma, por sua vez, possuem entrada HDMI, compatível com o cabo de mesmo nome. Tenha essa informação em mãos antes de comprar um conversor digital. Na imagem abaixo mostramos a diferença das duas entradas. A da esquerda é de uma TV de tubo, a da direita é de uma TV digital.

Também é necessário checar se sua antena externa recebe sinal digital. Esta antena também é conhecida como UHF e deve ser instalada fora de casa para ter uma captação mais eficaz. Existe a opção de antena interna, que é indicada para quem mora em um prédio cujo condomínio ainda não efetuou a instalação da nova antena. Cheque com a administração do seu prédio para verificar essa informação. Se a sua antena é VHF, você pode optar pela antena UHF ou pela antena combinada, que capta os dois sinais.

Para captar o sinal digital, não há muito mistério. Você precisa primeiro conectar a antena UHF no conversor. Em seguida, conecte o conversor digital ao aparelho de TV seguindo a correspondência dos cabos – seja a entrada HDMI ou RCA. Acompanhe nas imagens abaixo.

 

Se a sua TV possui um conversor digital integrado (as TVs de Plasma, LED e LCD costumam ter um conversor digital acoplado já de fabricação), basta ligar a antena diretamente no aparelho por meio da entrada ANTENA.

Quando for escolher um conversor de tv digital adequado ao seu aparelho, lembre-se que ele serve para um único aparelho. Se você possui três televisores em casa, precisa comprar três conversores digitais. Não é possível adaptar usar um único conversor para múltiplas TVs, infelizmente.

Mas não se preocupe: o conversor de tv digital não é tão caro. O mercado já oferece modelos mais simples e que não possuem eficácia menor por conta disso. A maior parte dos conversores saem por menos de R$200,00.

Com essas dicas vai ficar mais fácil escolher um conversor (ou mais!) e instalar em casa sem precisar de ajuda extra. Diga adeus às imagens e áudio de baixa qualidade e receba toda a qualidade do sinal digital na sua casa!