Obtenha até 50% desconto em transportes públicos, eventos culturais, esportivos e lazer com a ID Jovem

A Identidade Jovem ou ID Jovem, é um documento que possibilita os jovens o acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de gratuidade ou desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

A ID é destinada aos jovens pertencentes a famílias de baixa renda que possuem a faixa etária entre os 15 a 29 anos. Regulamentada em 2015, a ID entrou em vigor no final de 2016.

Para poder usufruir dos benefícios oferecidos pela Identidade Jovem, é necessário fazer a emissão do documento no site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo “ID Jovem” para smartphone, disponíveis para Android, iOS e Windows Phone.

Como fazer a emissão da ID Jovem

Para efetuar a emissão da ID Jovem, é preciso estar munido do Número de Identificação Social (NIS). Este número pode ser encontrado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na Carteira de Trabalho.

Para aqueles que optarem pela emissão via internet, será necessário informar mais dados, tais como o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. Preenchida estas informações, basta clicar em “acessar”, que a página será direcionada para outra etapa.

Para fazer uso do cartão ID Jovem, faça a sua impressão e o apresente no ato da compra do ingresso, acompanhada de um documento original com foto.

Para quem realizar a emissão pelo aplicativo do celular, não é necessário imprimir o cartão. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular, junto da sua data de validade.

Quais os benefícios oferecidos pela ID Jovem?

Dentre as vantagens disponibilizadas pela Identidade Jovem estão:

– Desconto de até 50% em eventos artísticos, culturais e esportivos. O jovem paga ao valor de meia-entrada.

-Gratuidade ou 50% no valor de transporte público. São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo convencional de transporte interestadual (ônibus, trem e embarcação). Esgotadas estas vagas gratuitas, são guardadas mais duas vagas com valor de 50% de desconto.

Condições para emitir a ID Jovem

– Ter a faixa etária entre 15 a 29 anos

– Estar inscrito no Cadastro Único, do Governo Federal

– Estar com o CadÚnico atualizado por pelo menos 24 meses

– Possuir renda familiar de até dois salários mínimos

– Ter em mãos o número do NIS

Aqueles que estão com o CadÚnico desatualizado, devem procurar a Prefeitura ou CRAS da sua cidade e efetuar a atualização dos dados.