Como parar de fumar

Quem é fumante sabe o quão difícil é abandonar o cigarro com objetivo de ter mais qualidade de vida. O maior vilão é o poder que a nicotina tem de ativar em nosso cérebro o prazer do consumo. É difícil largar, mas não é impossível! Se você acabou de decidir que quer se livrar do vício, parabéns pela iniciativa! Não são todos os usuários que pensam a respeito disso e infelizmente seguem o resto de suas vidas utilizando a droga. Para ajudá-lo a parar de fumar, separamos algumas dicas que você pode seguir sem necessariamente ter um acompanhamento de um médico. Você pode atingir o seu objetivo por conta própria!

não fumar


Cigarro não pode ser sinônimo de prazer

O viciado associa o cigarro a momentos de bem estar, tais como um intervalinho no ambiente de trabalho ou happy hour com amigos em um barzinho. Você precisa destruir esse hábito. Fumar deve ser considerado por você algo desagradável. Por exemplo, você pode fumar na frente da rua de casa barulhenta ao invés de um local confortável como o sofá ou cama. Desta maneira, você começa a perceber que fumar acaba não sendo uma atividade tão prazerosa. Está com vontade de fumar? Chama os amigos e faça um buffet de churrasco para ajudar a controlar a vontade do fumo.

Reduza a quantidade gradativamente

Vai ser mais difícil largar o vício se você eliminar o cigarro da noite para o dia. Isso precisa ser feito gradativamente para você poder se acostumar com a mudança radical de hábito. Faça um planejamento para parar de fumar em 1 mês. Tente diminuir a quantidade de cigarros fumados ao longo das semanas. Por exemplo, se você tinha o costume de fumar 10 cigarros por dia, tente diminuir para 7 na sua primeira semana, 5 na segunda, 3 na terceira e nenhum na última semana.

Faça uma rota de fuga por meio da distração

O vício acaba criando ansiedade e frustração no corpo quando se decide parar de fumar. Você pode combater esses momentos de desejo do cigarro por meio de uma distração. Chupar uma bala, tomar um copo de água, dar uma caminhada ou assistir um filme são ótimas maneiras de eliminar o pensamento que surge sobre o cigarro.

sem cigarro

Pratique exercícios físicos regulares

Os exercícios físicos são ótimos aliados no combate ao vício. Ao fazer exercícios, nosso corpo libera elementos associados a sensação do prazer semelhantes ao da nicotina. Uma caminhada ou pedalada de bicicleta, por exemplo, vão proporcionar mais bem estar do que um cigarro.

Esteja próximos das pessoas que te dão apoio

Conte paras as pessoas que você ama e confia sobre a importante decisão de abandonar o cigarro. Palavras de incentivo e apoio costumam ser fundamentais nesse momento delicado. No começo, ao parar de fumar, você provavelmente ficará mais estressado e algumas vezes desanimado. Mas isso é algo comum de acontecer e as pessoas que convivem com você precisam entender.

Deixe os motivos da decisão sempre visíveis

Que tal escrever em um papel todos os motivos que te levaram a querer parar de fumar, como doenças ou economia de dinheiro, por exemplo? Você pode ler esse papel em diferentes momentos para deixá-lo ainda mais motivado e focado na sua decisão. É um incentivo a mais para seguir em frente!

No vídeo a seguir você confere outras dicas sobre como parar de fumar. Desejamos sucesso em sua decisão!