Seguro de frota para transportadores rodoviário RCTRC

Quais os tipos de seguro frota de automóveis?

Existem alguns tipos que são mais conhecidos e outros não. Quando se trata dos mais conhecidos são dois: grupos de afinidade e as apólices coletivas.

O que o grupo de afinidade proporciona?

O grupo de afinidade é uma apólice que pode ser contratada por uma associação de empregados de uma empresa ou pelo empregador. Se for um empregador ele ainda pode incluir os veículos que ele possua nessa apólice. Dependendo do grupo de afinidade, podem ser aceitos nessa apólice os dependentes dos associados, mas isso fica a critério da seguradora. Ela ainda deve emitir, obrigatoriamente, os certificados individuais de seguro a todos os integrantes do grupo, mas os pagamentos de cada um dos seguros são independentes. Normalmente, quem paga o valor do prêmio é o empregado. Mas nessa modalidade, admite-se outros tipos de pagamento: integralmente pelo empregador e em proporções combinadas entre o empregado e o empregador.

Levei toda a minha família para comemorarmos a minha promoção no trabalho em um restaurante. Lá, tinha o serviço de manobrista para estacionar os veículos no estacionamento. Entreguei o meu carro sem nenhuma marca, amassado ou arranhão, mas, ao recebê-lo, percebi que ele tinha um leve amassado em sua lateral. Nesse caso, posso acionar o meu seguro de transporte?

É comum que encontrar empresa que ofereça o serviço de manobrista aos seus clientes. Por isso, elas costumam contratar um seguro para os casos que aconteça algum incidente no veículo do cliente por causa do manobrista para, assim, ela não ter de arcar com os prejuízos em decorrência de um impacto ou furto ou roubo do mesmo. No entanto, outra parte não está precavida desses imprevistos e não contratam nenhum seguro. Nessa situação, o proprietário do veículo deve se dirigir a uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência e acionar a seguradora. Dessa forma, ela realizará a cobrança do prejuízo ocasionado pela má direção do manobrista ou falta de seguro no estacionamento para que o segurado seja ressarcido do prejuízo. Essa mesma recomendação é válida para os flanelinhas.

Se eu morar em uma cidade pequena, do interior, e quiser contratar um seguro de automóvel da capital eu posso?

Cidades pequenas não costumam prestar todos os serviços aos seus moradores, por isso, é comum que eles se desloquem as grandes cidades como as capitais, por exemplo, a fim de ter suas necessidades atendidas. Por isso, existem muitos proprietários de veículo que se deslocam até a capital para contratar um seguro para o seu carro. Não há problema nenhum nessa situação desde que o segurado informe corretamente todas as informações solicitadas pela seguradora como o endereço que reside e a cidade.