A insônia é um transtorno muito comum na nossa sociedade do excesso de estímulos, da falta de dinheiro, dos muitos gastos, das várias doenças, da cobrança por grandes e rápidos desempenhos (desumanos?).

Conforme pesquisa realizada no Brasil (com 22. 518 pessoas) pela “Sociedade Brasileira de Neurofisiologia”, os gaúchos são os que mais têm problema com o dormir (alimentação noturna “pesada”, muito trabalho intelectual, pouco exercício físico, falta de períodos de relaxamento… poderiam ser os geradores do desconforto?).

Essa pesquisa indica que 45% dos brasileiros dormem mal, 32% demoram muito tempo para iniciar o sono e 52% das pessoas acordam cansadas.

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Alguns sujeitos tentam compensar essa dificuldade dormindo muitas horas durante o dia, isso, na grande maioria das vezes, não resolve o problema e acaba prejudicando a execução dos estudos, trabalhos, contatos com outras pessoas.

O sono adequado seria aquele em que deitamos, adormecemos logo depois e acordamos apenas depois de 6-8 horas sentindo o efeito de um “sono reparador”, que nos deixa prontos para começar o dia com “as baterias recarregadas”… Este “sono adequado” mostra-se como um grande desafio (alguns sujeitos passam décadas sem conseguir essa média de horas e a qualidade de sono) e pensam que isso será assim para o resto de suas vidas. Vale lembrar que a insônia é classificada como crônica quando persiste por mais de três semanas.

Uma noite de sono mal dormida pode gerar problemas importantes, como, por exemplo: mau humor, irritação, estresse, problemas cognitivos, falta de atenção, acidentes e separações.

Foi apenas nos últimos anos que os profissionais da saúde passaram a dar mais atenção à insônia, que agora é tida como mais um dos itens que servem para avaliar a saúde dos pacientes, juntamente com alimentação, exercícios físicos, contatos sociais, lazer, etc.

Muitos terapeutas não consideram a insônia uma patologia em si, mas um sintoma de outras doenças como, por exemplo: depressão, apnéia, hipertensão, bruxismo, diabetes, ansiedade, síndrome de pernas inquietas, efeito colateral de medicamento, etc. Tratando-se essas alterações, em tese, acabaríamos com o “grande mal noturno”.

Tipos de Insônia

insonia1Insônia primária sem patologia geradora (sonambulismo, pesadelos). Insônia gerada por doença psicológica (depressão, ansiedade, estresse situacional). Insônia gerada por doença física (dor, falta de ar). Insônia gerada por uso de drogas (anti-hipertensivos, hormônios, cocaína). Aqui vão algumas dicas para tentar melhorar a qualidade do seu sono (sem tratamento): Mantenha os mesmos horários de início e término do sono. Durma sempre em local escuro e silencioso, pratique exercícios físicos, principalmente você que adquiriu o projeto Mamãe sarada de Gabriela Cangussú.

Evite estímulos antes de dormir (álcool, drogas, exercícios, comidas calóricas, discussões, TV, rádio, internet). Não deixe o relógio na frente da cama. Deite na cama apenas quando sentir sono (antes disso faça atividades que vão deixando você gradualmente relaxado). Depois de estar deitado na sua cama, evite atividades (ex. : alimentação, leitura, trabalho, uso de computador, brigas), pois isso poderá gerar a “associação psicológica” de que a cama é lugar de tudo… menos de sono e repouso.

Um conselho que dou para os pacientes que ficam deitados sem dormir, rolando na cama, pensando nos problemas que devem resolver na manhã seguinte é: deixar no lado da cama um bloco de papel e uma caneta para registrar todos os problemas a resolver no dia seguinte (fazendo uma lista simples, apenas com o nome de cada problema). Esse ato gera no nosso “funcionamento psicológico” a segurança de que as coisas importantes não serão esquecidas e na manhã seguinte poderemos nos dedicar a encontrar os meios mais adequados de “resolução de problema”.

Se mesmo fazendo tudo isso você não conseguir dormir então é hora de buscar ajuda profissional. Os tratamentos são os seguintes:Acupuntura – eficaz em 98% dos casos, conforme Organização Mundial da Saúde (OMS). Gera regularização dos níveis de neurotransmissores, levando ao bem estar físico, comportamental e psicológico.

Psicoterapia Cognitiva – atua nas patologias, nos pensamentos, nos comportamentos e nas reações fisiológicas que geram a insônia. É mais eficaz que os remédios, conforme pesquisas da Universidade de Harvard (EUA). Remédios indutores do sono (podem causar dependência – uso apenas com indicação profissional muito criteriosa). Exercícios físicos – realizados durante o dia (musculação, corrida, natação, ginástica).

Biofeedback

biofeedback-patientAparelhos utilizados por psicólogos clínicos que indicam como o corpo está tenso e auxiliam no relaxamento progressivo. Massagem – diminui a tensão muscular. Ioga – acalma com uso de movimentos, meditação e técnicas de respiração. Fitoterapia – plantas medicinais prescritas por profissional habilitado.

Lembre-se que a insônia é uma grande geradora de desconforto e pode ser um sintoma de alguma doença. Procure um profissional da saúde para realizar a correta avaliação do seu caso.

Como vimos, há uma série muito grande de medidas que você pode tomar na sua vida cotidiana para melhorar o seu sono, chegando ao ponto de acabar com a sua insônia. Se sozinho você não conseguir resolver o problema, lembre que existem várias terapêuticas com bons resultados científicos que podem auxiliar nesse processo.

De modo geral, pacientes que voltam a dormir percebem, em poucos dias, como a sua vida “muda de cor”, dizem: “agora parece que a realidade é outra… muito melhor”!!!

Desejo que você tenha uma boa noite de sono!

Recomendo que acompanhem estes sites:

  1. www.paho.org/bra/
  2. http://sbnc.org.br/
  3. http://www.sarah-hebert.com/mamae-sarada-funciona/

1. Consulta Remédios

Este site faz uma comparação entre os preços de remédios, cosméticos e demais itens nas redes de farmácias online, de maneira bem rápida. Além disso, você pode filtrar por nome, marca, genéricos e dosagem e fazer a compra diretamente. Mesmo que você precise correr na farmácia mais próxima para realizar a compra, já vale a pena dar uma olhada para ter uma ideia de quanto vai gastar.

Site: https://consultaremedios.com.br

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2. E-Cotas

A proposta do e-cota é fazer o orçamento de seguros automotivos em diversas seguradoras diferentes sem que o cliente tenha que sair de casa. Dessa forma, não há a necessidade de ir atrás de um intermediador para obter todos os preços – aliás, a plataforma garante que encontra os melhores preços do serviço, além de oferecer atendimento e assistência técnica durante todo o período de vigência do seguro contratado, garantindo mais confiança e segurança para o cliente. Ele também simula os preços e os planos de rastreadores veiculares, dando opções de diversos planos – um serviço bem interessante para quem vive em cidades grandes.

Site: http://e-cota.com/

logo ecota

3. Rebatly

Funciona como uma super seleção de cupons de desconto em diferentes lojas online. Ao clicar no cupom da oferta, você visualiza na hora o cupom, a data de validade e quanto do preço será reduzido. Funciona muito bem para qualquer tipo de item que você esteja pensando em comprar na internet. Em uma busca rápida, é possível encontrar eletrônicos, brinquedos, perfumes, cremes, calçados e até passagens de ônibus e hospedagem – O site possui parceria com sites bastante consolidados, como Casas Bahia, Fast Shop e Extra.com.

Site: https://www.rebatly.com/br

logo rebatly

4. Google Shopping

Provavelmente o comparador de preços mais rápido que tem, basta você digitar o item que está buscando e o Google irá te mostrar diversos preços em diferentes lojas. Embora muito prático, é bom ficar atento: Nem sempre ele localiza aquela loja que está com uma excelente promoção, mas quando acha, é tiro certo. Além disso, é possível personalizar os filtros por faixa de preços, itens novos, entre outros.

Site: google.com, disponível na opção “Shopping”

logo google shopping

5. Kayak

Posicionado como um excelente planejador de viagens, o Kayak tem a grande vantagem de mostrar o preço final da passagem aérea ainda no momento da busca – não é necessário ir até o final para só depois ver o preço das taxas de embarque ser adicionado ao preço da passagem. Você paga exatamente pelo que está sendo mostrado, diferente da maioria dos demais buscadores de passagens aéreas. Além disso, você pode configurar alarmes para quando o preço da passagem de determinado período baixar. A plataforma também disponibiliza hotéis e aluguéis de carros, e anuncia que nestes últimos casos o desconto direto ao consumidor pode chegar a 35%.

Site: https://www.kayak.com

logo kayak

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berijela grandeQuando estamos dispostos a encarar uma mudança radical em nossos hábitos alimentares, logo pensamos em investir em produtos e alimentos caros, como se isso fosse sinônimo de emagrecimento garantido.

A realidade não é bem assim! Se não você não se esforçar, resistindo às tentações alimentares, então não alcançará resultados duradouros, ainda que esteja gastando rios de dinheiro com suplementos ou produtos importados para redução de gordura.

E por falar em produtos caros, de tempos em tempos aparece um novo produto quase milagroso que se esgota em poucos dias da prateleira.

Macarrão oriental com baixo índice de carboidrato, frutas secas do oriente, chás amargos dos Alpes, entre outros, são alguns exemplo de produtos caros, que podem até ajudar no processo de emagrecimento, mas podem ser substituídos por produtos bem mais baratos e acessíveis, além de bastante eficazes.

Um bom exemplo disso é a berinjela, um fruto que está ao nosso alcance, é barato e realmente eficaz para a perda de peso. Além da questão do preço a berinjela é de fácil aplicação culinária devido ao seu sabor suave, e existem inúmeras receitas saborosas e fáceis de fazer para quem quer um cardápio rico em nutrientes e com pouca gordura e carboidrato.

Por ser facilmente cultivada em regiões tropicais é possível encontrá-la em qualquer feira ou mercado, o que garante que o produto não vai desaparecer das prateleiras e você não precisará se descabelar procurando pela berinjela em algum site da internet e pagar caro para tê-la em sua casa.

Principais benefícios da berinjela

Independente da versão a ser utilizada, é importante que você conheça os três principais benefícios da berinjela e as vantagens de incluí-la em sua dieta.

Regula o trânsito intestinalPor ser uma rica fonte de fibras a berinjela facilita o trânsito intestinal, reduzindo o desconforto daqueles que sofrem com prisão de ventre e gases incômodos. Como as fibras da berinjela são solúveis é fundamental manter o consumo de água em pelo menos dois litros por dia.

Previne doenças cardíacasPesquisas recentes têm comprovado que a alta concentração de flavonoides, componentes responsáveis pela cor arroxeada da berinjela, tem sido associada à diminuição de doenças do coração. Muitos profissionais da área estão recomendando o consumo da berinjela como auxiliar no tratamento de pacientes cardíacos, e muitos deles já sentem a diferença no tratamento.

Programa de emagrecimento

Programa de emagrecimento como o projeto Mamãe sarada também podem influenciar de formas significativa seu progresso. Um dos mais falados atualmente pela Web é o programa de Gabriela Cangussú, um programa voltada o para mulheres que acabaram de sari da um processo gestacional e adquiriram certa quantia de peso. O programa garante a perda de peso através de um plano alimentar e 14 minutos diários de exercícios.

Facilita no emagrecimento

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro comparou dois grupos de mulheres acima do peso. O resultado mostrou que o processo de emagrecimento foi muito mais rápido no grupo de mulheres que faziam uso diário da farinha de berinjela, proporcionando o dobro de perda de gordura corporal em relação ao grupo que não tinha esse hábito.

Além dos benefícios citados acima, é importante saber que você pode consumir a berinjela de duas formas, além das receitas de culinária.

Água de Berinjela

Com apenas um litro de água e uma berinjela média com casca você pode preparar a famosa receita que ajuda a emagrecer. Basta cortá-la em pedaços e deixa-los na água durante toda a noite dentro da geladeira.

No dia seguinte você deverá consumir a água em jejum, o que ajudará a trazer saciedade ao longo do dia e ainda regula os níveis de insulina no sangue. Para não haver risco de hipoglicemia o ideal é você testar por uma semana e verificar como seu corpo reage.

berinjelaFarinha de Berinjela

Ela possui 10 vezes mais fibras do que o fruto, e por essa razão a farinha de berinjela tem sido amplamente recomendada por nutricionistas em dietas para redução de peso. Além de promover saciedade e retardar a absorção de açúcar, ela possui poucas calorias.

A quantidade recomendada para consumo diário é de quatro colheres de sopa rasas por dia, podendo ser misturada em iogurtes, molhos e sopas. Nesse caso vale a mesma recomendação que a água de berinjela, pois a farinha também pode causar hipoglicemia. Teste ao longo de uma semana para ver como seu corpo reage.

O poder do limão

Assim como a berinjela o limão também é um excelente aliado da vida saudável, e não precisa nem mencionar o preço… Existem inúmeros livros e pesquisas científicas que comprovam a eficácia do limão no combate a gordura. Ele estimula o bom funcionamento do fígado, pois contém altas concentrações de uma substância chamada polifenol.

Sendo assim, o limão age em nosso corpo promovendo uma limpeza geral, o que leva auxilia no emagrecimento, na medida em que o metabolismo entra em maior atividade e o corpo responde melhor aos exercícios e dieta. O limão ainda auxilia no combate às alergias e graças à pectina presente na fruta ainda promove sensação de saciedade.

Água com limão

Você pode tomar a água com limão pela manhã em jejum e sentir seu efeito desintoxicante. Basta espremer maio limão em um copo com 250 ml de água em temperatura ambiente. Acrescente algumas gotinhas de adoçante natural caso não se adapte ao gostinho mais amargo. Os efeitos no corpo são excelentes e vale a pena o esforço.

Sucesso!

É seu casamento e você é a diva do show. Todos os olhos vão ser voltados para você e por isso você deve se preocupar com todos os detalhes de maquiagem e rotinas diárias de tratos com a pele que você realiza. Antes e ao longo do seu casamento, deve fazer você refletir e olhar o seu melhor.

Faça todos os testes antecipadamente

Ele não pode ser dito o satisfatório: você deve guardar um teste de maquiagem e executar algumas semanas antes de seu grande dia para que você seja capaz ter uma prévia do que você irá revelar e poder ter prazo suficiente para fazer todas as mudanças se você aprecia. Isto similarmente lhe dá a chance de avaliar diferentes cosmético ou produtos para pele, e se eles têm uma resposta em sua pele que você não vai ter demais complicações. No momento em que vai para um teste maquiagem, utilize um top branco para que você consiga avaliar evidentemente como a maquiagem vai olhar contra o seu vestido branco de casamento. Também faça previamente uma sessão de depilação a laser.

Utilize o básico

Uma das grandes tendências de maquiagem MAC para esta temporada é a maquiagem nude. Isto significa concentrar-se sobre os conceitos básicos, sem muita cor ou produtos que estão sendo usadas. O distúrbio, claro, é que a sua pele tem que aparentar impecável! Principiar o preparar sua pele para a grande dia de meses antes do período.

Aqui estão algumas coisas essenciais que você deve fazer:

– Adquira o hábito de ingerir muita água! Isto é fundamental porque você necessita preservar a pele hidratada. Pele que é hidratada também vai assemelhar mais jovem e mais brilhante em seu grande dia.

– Ao executar tratamentos estéticos faciais, certifique-se de que o último antes de seu grande dia é no mínimo uma semana antes. Isso evita que a pele irritada e vermelha aconteça em seu casamento sem você tê-lo dado período para cuidar. Tratamentos faciais são importantes porque estimulam a circulação sanguínea, auxiliando mais oxigênio e nutrientes chegar a sua pele e células da pele de restauração de danos.

– Evitar a exposição UV. Pele vermelha e pele de couro não é suposto ser no seu itinerário nupcial! Evitar estar ao sol sem ocultar a pele, pois isso leva os danos do sol. Sua pele necessita de aparentar seu mais luminosa, depois de tudo.

– Reforçar brilho da sua pele, usando produtos de clareamento da pele natural do Boticário. Estes não só tendem a eliminar a descoloração e palidez, mas limpar a sua pele de modo que é saudável. Sendo natural, eles previnem qualquer irritação da pele ou efeitos colaterais negativos de substâncias químicas nocivas, muitas vezes localizados em produtos de clareamento da pele convencionais.

– Certifique-se de esfoliar uma vez por semana. Isso limpa as células mortas da sua pele para que você possa revelar mais brilhante e saudável da pele por baixo.

– Comece dupla limpeza no rosto. Esta propensão de limpeza para a pele veio para ficar e que pode lhe dar uma linda pele em seu dia do casamento. Como funciona é que você primeiro usa um limpador à base de óleo para se liberar de qualquer maquiagem antiga ou sujeira. Logo após, limpar a pele uma segunda vez, com um pano de musselina em sua pele para esfoliá-lo, o que a deixa suave e hidratada.

Fonte: Vita Laser Clinica de Estética

Assista ao vídeo indicado

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Ás vezes quando queremos emagrecer barriga, tentamos de tudo e não conseguimos nada. Parece que aquela barriguinha saliente não vai nos deixar de jeito nenhum, não é mesmo?

Malhamos, fazemos dietas, e adotamos todos os métodos para perder os quilinhos que insistem em permanecer intactos.

Você já parou pra pensar que pode estar fazendo as coisas do jeito errado? Não acredita? Pois então leia o artigo e veja quais atitudes erradas você está tomando que não estão permitindo que você perca esses quilinhos na região abdominal!

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Atitudes erradas que não deixam você emagrecer barriga

Não ter uma meta: para ter sucesso em qualquer coisa que se queira fazer, é preciso ter uma meta. E para emagrecer não é diferente!

Ter uma meta definida é muito importante; para que você saiba para onde está indo; Ter uma meta inatingível: tudo é possível nessa vida.

Mas o problema da sua meta pode ser o tempo para cumpri-la. Emagrecer dez quilos em uma semana, por exemplo, não é uma meta realista.

Metas como essa, fazem com que você desanime; Perder o foco: sair da dieta a toda hora, deixar a academia para depois, não são atitudes indicadas se você está querendo emagrecer barriga.

O ideal é persistir e manter o foco para conseguir emagrecer barriga de verdade.Comemorar a perda de peso com comida: perder uns quilinhos é mesmo um desafio que deve ser comemorado! Mas nada de sair para comer, o ideal é comprar uma roupa nova, se arrumar e sair para dançar!

Ainda de quebra você perder mais algumas calorias! Passar muito tempo sem comer: ao contrário do que muitos pensam pular refeições não emagrece, pelo contrário!

fitness_brasilPode fazer você aumentar de peso, isso porque se você pular as refeições, na próxima, com certeza estará com muita fome e portanto comerá mais do que seria necessário.

Dormir mal: Se você dormir pouco, provavelmente estará de mau humor no outro dia, isso te deixará ansioso e ansiedade combina com compulsão! Trocar de dieta e exercícios o tempo inteiro: uma dieta balanceada e saudável não dá resultado do dia para a noite! Você deve manter a dieta por um período, para só depois analisar se ela funcionou ou não.

Com os exercícios é a mesma coisa. Você deve alterná-los, corrida num dia, caminhada no outro e bicicleta no próximo, por exemplo. Mas se você correu um dia e não conseguiu emagrecer barriga, não quer dizer que corrida não funciona! Os resultados levam um tempo para aparecerem, mas com certeza eles virão!

Dicas eficazes de como emagrecer barriga

Você percebeu quanta coisa estava fazendo errado para emagrecer barriga? Que tal agora conhecer as dicas que funcionam para perder as gordurinhas que a tempo vem incomodando? Confira o que você

deve fazer:

Você percebeu como pequenas coisas podiam estar atrapalhando seu processo de emagrecer barriga? Pequenas mudanças no seu dia a dia; podem auxiliar no seu emagrecimento.

Mas e você, tem feito às escolhas certas para emagrecer? Deixe um comentário e conte pra gente como está o seu processo de emagrecer barriga! Clique em curtir também

agachamentos

1. Faça treinos curtos e intensos

É melhor colocar o corpo para trabalhar cinco vezes por semana por pouco tempo e de maneira vigorosa do que suar a camisa apenas dois dias durante várias horas.

“Isso porque as séries menores e mais intensas proporcionam um gasto calórico maior”, explica a expert Marcia Angeli, treinadora da Body Systems, empresa que promove aulas de treinamento físico em academias do mundo todo.

“E é muito mais fácil reservar de 30 a 40 minutos para se dedicar à malhação do que uma hora e meia ou duas.”

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2. Tem pouco tempo? Não faça pausas

“Se você não dispõe de muitas horas para malhar, faça treinos sem intervalos, no formato bi-set ou tri-set”, sugere Cloé Celentano, proprietária da 4US Consultoria e Assessoria Esportiva, em São Paulo. Um treinamento super eficiente é o Código emagrecer de vez, ele funciona como um treinamento HIT.

Você vai alternar dois, três ou vários exercícios sem parar entre eles. Fazer um circuito colocando a esteira, a bicicleta ergométrica ou o transport entre cada movimento é outra boa ideia.

3. Contraia o abdômen em todos os exercícios

Assim, a musculatura da região será sempre requisitada – e vai ficar mais torneada. A coluna, protegida, e a postura, melhorada, vão agradecer. De quebra, a atividade como um todo produz muito mais resultados.

“Leve o umbigo em direção às costas, como se fosse fechar o zíper de uma calça muito justa, e prenda o perínio como se estivesse com vontade de fazer xixi”, ensina Flavia Lunezzo, educadora física pós-graduada em biomecânica.

4. Não abra mão dos agachamentos

“Se eu tivesse que optar apenas por um exercício, esse seria a minha escolha”, afirma Dirgo Zanon, eleito o personal trainer do ano pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers.

Eis o porquê: se os agachamentos forem realizados da maneira correta, recrutam todos os grupos musculares dos membros inferiores e do core, região que compreende a área do abdômen, da lombar e dos quadris.

“Além disso, existem muitas variações que podem ser usadas para focar o trabalho nas coxas ou nos glúteos, por exemplo.”

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5. Alterne os aparelhos com exercícios que usam o peso do próprio corpo

Segundo Marcia, as flexões de braço e a prancha, por exemplo, deixam as fibras musculares mais bem coordenadas, o que contribui para que elas trabalhem com maior eficácia. Além disso, esse tipo de movimento condiciona o corpo todo de uma vez e melhora a postura.

6. Reforce os músculos do quadríceps e os isquiotibiais

Eles estão localizados na frente e atrás das coxas, respectivamente, e trabalham em sinergia para equilibrar o corpo e sustentá-lo em situações estáticas e dinâmicas, como a caminhada, a corrida e os saltos.

“Se estiverem bem trabalhados, além de deixar as pernas torneadas, evitam dores e lesões nos joelhos e nas costas”, conta Iva Bittencourt, especializada em fisiologia do exercício.

7. Troque o treino periodicamente.

Peça para seu professor da academia fazer uma nova série a cada dois meses ou 20 treinos, em média. “Precisamos mudar o estímulo da malhação, senão o corpo se adapta e deixa de evoluir”, explica Cloé.

cuidados com apostura8. Cuide da sua postura

É muito comum nos esquecermos desse detalhe tão importante durante o treino. “Antes de começar, estique a coluna, como se estivesse sendo puxada pelo topo da cabeça, deixando-a alinhada com o tronco.

Posicione os ombros longe das orelhas e faça uma rotação com eles para trás”, ensina Flavia. Aliás, essa é a postura que a gente deveria sempre adotar, o tempo todo: peito para a frente e ombros para… você já sabe! Fortalecer as costas também é imprescindível.

9. Não se esqueça de beber água

Ela melhora o aproveitamento das vitaminas pelo organismo, leva o glicogênio, a fonte de energia dos músculos, até as células, controla o cansaço, favorece a circulação sanguínea, regula a temperatura corporal e diminui a incidência de câimbras.

“Durante o treino, beba cerca de 200 ml a cada 20 minutos, em média”, recomenda Flavia. A medida corresponde a um copo plástico cheio. Os isotônicos só são indicados para quem faz atividades intensas por uma hora ou mais, sem intervalo, e sua muito.

10. Não exagere na malhação

Por causa da ânsia de ver aquele corpão no espelho, muita gente faz atividades físicas em excesso e acaba se machucando.

Assim, em vez da academia, acaba na clínica de fisioterapia ou, pior, no hospital. Outro cuidado para ficar longe de lesões é prestar atenção na realização de cada um dos movimentos, principalmente se estiver muito cansada ou com pressa.